segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Brasil Gordinho – Parte II

Alimentos que fazem bem

O que você consome mais: carboidratos, proteínas, legumes ou frutas? Quando está com fome e não há nada pronto, o que você come?
Há alguns meses fiz um detox e durante esse período tive que eliminar açúcar, pão, massa e produtos processados e percebi o quanto de carboidratos, principalmente em forma de bolacha, mesmo cracker e água & sal, consumimos por dia.
Infelizmente com a vida corrida que temos, quando uma fominha bate o mais simples é recorrer para uma fatia de pão, uma bolacha, um chocolate, ou seja, tudo que contém açúcar e farinha e é processado. Ao eliminar esses alimentos por um tempo, tive que recorrer às frutas e aos legumes, entre outras alternativas.
Para o café da manhã, uma boa solução é omeletes ou ovo cozido, mingau de quinoa ou kasha com canela e damascos. Ou seja, com planejamento e disciplina não é tão difícil assim mudar nossa alimentação.
Super alimentos
Ovo é um dos melhores alimentos, que por muitos anos foi erroneamente deixado de lado por causa da onda light e diet. As pessoas tinham medo de comer ovo e aumentar o colesterol. Atualmente vários estudos mostram que o ovo é um super alimento e que “não há nenhum estudo consistente que apóia a crença de que a ingestão de ovos aumenta os níveis de lipídios ou colesterol”, publicou o International Journal of Cardiology de 10 de Março de 2005.
Caldo de carne, frango e legumes é também uma excelente fonte de vitaminas. Utilizando ossos e até cascas de legumes consegue-se um ótimo caldo que pode ser congelado e usado para fazer sopas ou como bases para molhos e outros pratos. Os cubos de caldo industrializados são cheios de química e sal, totalmente desprovidos de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde.
Em vez de comer batatas, utilize mandioca, inhame, cará ou mesmo batata doce, que possuem mais vitaminas. Prefira arroz integral, adicione linhaça quando cozinhar o feijão, que contribui para que ele se torne mais digestível.
Coma abacate várias vezes por semana. No café da manhã, uma vitamina de abacate com leite é uma super refeição. Adicione sementes de linhaça, chia, abóbora, girassol e gergelim (moídas na hora). Eu tenho um pequeno moedor de café elétrico, que por sinal é um dos utensílios, depois do fogão e geladeira, mais utilizados na minha casa. Uso-o todas as manhãs para moer sementes.
No Brasil, a quantidade de frutas permite que se varie o tipo de vitaminas, portanto, comece com pelo menos uma vez por semana a trocar o pão por uma vitamina. Se somente uma vitamina não é suficiente para aplacar sua fome, coma um ovo cozido e continue a saborear seu cafezinho.
Outros super alimentos são açaí, mas sem açúcar e granola, côco incluindo água, óleo e leite, castanha do pará, alho, cebola, couve (como salada ou suco), maca (uma raiz de planta peruana), spirulina, clorela, bagas de goji. Veja outros no site http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12441-onze-superalimentos-que-voce-deveria-consumir-mais
 
 Compre verduras e frutas cultivadas o mais próximo da sua casa. Prefira feiras a supermercados. Consuma carnes, ovos e manteiga (nunca margarina) bio/orgânico.
Para terminar, adicione aos seus pratos um pouco de cúrcuma ou açafrão da terra (agente ativo do tumérico), reconhecido por suas propriedades anti-cancerígenas. Além disso, acho que o cúrcuma também ajuda a ter dentes saudáveis, pois dificilmente vê-se um indiano com dentes estragados.

domingo, 14 de outubro de 2012

Brasil Gordinho

Será que o Brasil se tornará um país de obesos? Por que a população tem engordado tanto? Será que as pessoas não se preocupam mais com a saúde e aparência?

O Brasil sempre foi considerado um país de pessoas que se preocupam com saúde e aparência. Em 1997, uma professora minha nos Estados Unidos que havia passado umas férias em Recife comentou como o brasileiro era ativo, pois às 6 da manhã em frente ao hotel onde ela estava já havia um grande número de pessoas se exercitando no calçadão e na praia. Pra um americano que está acostumado a ver muitos obesos em seu país aquela era uma interessante visão.

Recentemente fiquei assustada com a quantidade de pessoas com quilinhos extras no Brasil. Tenho uma teoria, que não é baseada em nenhum estudo, mas somente experiência vivida.

Em minha visita ao Brasil constatei que muitas pessoas atualmente têm carro próprio, ou seja, não precisam mais andar até o ponto do ônibus e ficar em pé esperando sua condução. Vi também que a quantidade de alimentos na mesa é bem maior, e desses alimentos mais ou menos 80% são carboidratos e alimentos industrializados. O fácil acesso a computador e celular tem feito com que as pessoas não saiam de casa para conversar com os vizinhos e muitas vezes nem precisam levantar para responder ao telefone, pois o celular está ao acesso da mão.

Neste post não tenho tempo e espaço para discutir todos os pontos levantados, mas gostaria de comentar sobre o tipo de alimentos que consumimos.
Por experiência própria, vejo que se consumo carboidratos todos os dias, como pão, massa e batata, engordo cerca de um quilo numa semana. Se carboidrato é ingerido somente nos finais de semana e consigo passar uma semana com quantidade reduzida de produtos farináceos, levo duas semanas para perder aquele quilinho extra.

Estava num encontro com umas amigas no Brasil e tínhamos um lanchinho, mesmo sendo 4 ou 5 da tarde. Era um domingo, dia que normalmente almoçamos mais tarde. Na mesa havia pães, bolachas e doces. Carboidratos são na verdade açúcares que acabam sendo armazenados no nosso corpo em forma de gordura extra. Aliás a gordura natural é melhor metabolizada por nosso organismo e o que realmente vira quilinhos extras são os açúcares. Antigamente, açúcar e carboidrato eram consumidos da forma mais natural possível, rapadura, pão feito em casa, batata plantada na roça. Esses alimentos, porém, eram sempre ingeridos com legumes, saladas e carnes. Nossos avós não comiam sanduíches todos os dias! E além disso trabalhavam bastante seja na roça ou na fábrica.

Há algum tempo tenho lido muito sobre alimentação e a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida, voltarmos ao mais natural possível, como comer da maneira como Deus criou os alimentos, ou seja, reduzir ao máximo a quantidade de alimentos industrializados.

Indico para leitura o livro Nourishing Traditions, de Sally Fallon, ainda não traduzido em português. Este livro explica técnicas tradicionais de preparação de alimentos, usadas por nossos antepassados. Outra fonte de informação sobre saúde e alimentação que leio sempre é o site com artigos do Dr. Mercola (http://articles.mercola.com/sites/current.aspx)

No Brasil outro médico que segue a linha do Dr. Mercola é o Dr. Lair Ribeiro. Veja o vídeo Palestra Dr. Lair Ribeiro – Mude sua alimentação, mude sua vida...

Próxima semana compartilharei mais sobre os mitos na alimentação e como adicionar algumas tradições de nutrição no nosso cotidiano. Além de alguns dos super alimentos que são baratos e disponíveis no Brasil.





Você tem algum conselho para aqueles que desejam perder os quilinhos extras?  Você se preocupa com o que ingere, procurando saber o que exatamente contém naquele pacote de bolachas ou mesmo no iogurte? Você gosta de ler as informações sobre ingredientes dos alimentos industrializados?  



Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!